Limpar os acumúlos

Dicas da Medicina Chinesa para recuperar sua saúde

Os excessos do meio ambiente, da alimentação e do emocional acumulam resíduos

Pela Medicina Chinesa tudo que entra no organismo em excesso deixa resíduos e estes resíduos que causam os distúrbios, estes resíduos são chamados de PATÓGENOS RESIDUAIS que pode ser físicos ( vindos do meio ambiente, alimnetares) e mentais.

Todo resíduo ocorre quando o excesso ultrapassa a capacidade do organismo eliminar, por isso para uma mesma situação de excesso pessoas diferentes apresentam problemas distintos.

DICAS PARA ELIMINAR OS PATOGÊNOS RESIDUAIS - DETOX PELA MEDICINA CHINESA

Os acúmulos podem ser devido a fatores externos ou internos.

O externos são causados pelos fatores: frio, calor, umidade, secura e são representados pelos diversos tipo de viroses, bactérias..Os fatores internos são devido a alimentação e emocional.

Vamos dar as dicas de como identificar e aliviar cada um destes patógenos:


CAUSAS EXTERNAS: vem do ambiente

  • O patógeno FRIO tem como sintomas o resfriado comum, nariz escorrendo com secreção fluida, transparente, garganta arranhando, calfriosos, contraturas musculares. Uma infusão contendo gengibre, infusão com canela conseguem fazer o detox deste patógeno, Deve evitar alimentos crus e gelados, o hortelã e as chás de cor clara ( erva cidreira, camomila, anis e erva doce).
  • O patógeno CALOR são as situações onde existe calor, vermelhidão e este tipo de patógeno atinge rapidamente o interior trazendo muitas vezes infecções que necessitam antibióticos para tratar. Neste Patógeno os sintomas de resfriado trazem febre alta,prostração mesmo nos períodos sem febre, secreções espessas amareladas ou esverdeadas. Este tipo de patógeno precisa ser examinado por um médico da Medicina Ocidental para avaliar.
  • Pela Medicina Chinesa o detox do calor se faz evitando o gengibre, a canela , a pimenta, o álcool, o alho. Deve fazer um chá de hortelã e ir bebendo durante o dia e muito água à temperatura ambiente.
  • O patógeno UMIDADE caracterizado por inchaços, sensação de peso nas pernas ou no corpo, urina turva, fezes pegajosas, falta de apetite pela manhã, lentidão nos pensamentos.

Este patógeno é combatido tomando um chá bem fraco de gengibre e evitar alimentos gordurosos, alimentos crus, leite e derivados.


CAUSAS INTERNAS: emoções e alimentos.

Os excessos emocionais tanto para alegria desmotivada ou induzida por substâncias como o álcool e infelizmente muitas vezes drogas com a melancolia.A tristeza, a mágoa também são excessos e causam patógenos.

A alimentação desregrada todos sabem com tratar: beber muita água, alimentação leve e a famosa canja de galinha da vovó.

A novidade para quem não conhece a Medicina Chinesa são os patógenos acumulas dos fatores emocionais e aqui vai a dica:

Pela Medicina Chinesa o sentimento por pior que seja não traz doenças mas o remoer um sentimento sim, então inicialmente para se recuperar de algum excesso emocional deve parar de remoer as situações.

Cada um dos sistemas orgânicos são responsáveis por um sentimento

  • A IRA, FRUSTRAÇÃO, pertence ao eixo fígado-vesícula biliar e o detox para estes sentimentos são o movimento ritmado do corpo ( dança ) e da mente ( meditação ) e alimentos de sabor azedo ( limão, vinagre, pickles, etc ) e nos pensamentos se voltar para projetos futuros fazem o detox deste destes sentimentos
  • A INQUIETAÇÃO, DISTÚRBIO DO SONO pertence ao eixo coração-intestino delgado e alimentos queimados, tostados e falar com amigos promovem o detox deste canal. Como o canal do coração está ligado à expressão verbal não adianta falar pelo WhatsApp e os pensamentos voltados para gratidão do que já tem fazem o detox deste sentimento.
  • A PREOCUPAÇÃO, COMPULSÕES pertencem ao canal do baço-pâncreas, O detox destas emoções podem ser feitas com chá de gengibre e evitar doces, alimentos crus, leite e seus derivados. Alimentação leve com pouco tempero. A ações voltadas para caridade ao próximo fazem o detox deste sentimento.
  • A TRISTEZA pertence ao eixo pulmão-intestino grosso e alimentos picantes, os exercícios respiratórios e organizar seus pensamentos e seu ambiente fazem o detox deste sentimentos
  • O MEDO pertence ao eixo rim-bexiga, alimentos salgados, peixes do mar e raízes e muita água. Parar de controlar tudo e todos, controlar o autoristamento e se desprender do passado fazem o detox deste sentimento